Contagem regressiva...

sábado, 20 de novembro de 2010

Epopéia...

Oi...

Bom, até o momento eu usei o blog para informar o que estava ocorrendo na minha busca por família.


Mas quero contribuir com as futuras au pairs mostrando tudo o que eu já fiz até ficar online.


Eu sempre pesquisei sobre programas de intercâmbio, e au pair no momento é o mais viável, custo x benefício.


Passos:


1º: Escolha da Agência

Eu fui em duas agências, ambas de confiança, mas minha vizinha já havia embarcado e estava adorando o programa, ou seja, super confiável (Cultural Care).

Acredito que a escolha da agência é muito importante, afinal ela te dará todo o suporte pré e pós embarque. Valores tanto do programa e salário de au pair não mudam muito, o que eu sinto que muda é a questão de como você vai pagar.



2º: Passaporte

Acesse o site: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte, e lá você irá preencher os dados solicitados e gerar a GRU (guia para recolhimento), após isso é necessário agendar a data para ir a Receita Federal.

Como eu moro no ABC, eu fui no Shopping ABC, tem um posto da Receita Federal, o único problema é que você precisa acessar todos os dias para conseguir agendar a data, mas é muito simples. Após agendada, compareça no dia com alguns minutos de antecedência, tira digitais e foto, e após uns dias já pode ir buscar.



3º: Atestado de Antecedentes Criminais

É o mais fácil, basta acessar o site: http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx, informar seu dados e sai na hora.



4º: Atestado Médico e Vacinas

Pra quem ainda não tomou todas as vacinas (como eu), peguei minha carterinha e fui a um posto de saúde e tomei, super simples. Já o atestado médico eu fui em um médico particular e paguei pela consulta, o médico que eu me consultei foi super atencioso e me examinou certinho de acordo com o que estava constando na ficha da agência, preencheu tudo em inglês.



5º: PID

A maioria das meninas tiram o PID depois do Match, mas eu sou desesperada e gosto de deixar tudo certinho o quanto antes.

Acesse o site: http://www.detran.sp.gov.br/, clique no link PID, preencha o requerimento padrão e imprima, na minha cidade eu tive que autenticar duas cópias do requerimento, em seguida fui no Banco do Brasil, paguei a taxa (pelo que eu pesquisei cada estado tem um valor diferente, o de São Paulo na minha opinião é bem carinho viu, mas é necessário, e nem todos os estados americanos aceitam a PID, ou seja, você precisa tirar, mas não tem certeza que vai usar), depois de ter pago a taxa fui no Ciretran com cópia da minha CNH + Comprovante de Recolhimento da Taxa + Requerimento Autenticado. Depois de duas semanas retirei.



6º: Referências

Essa parte não depende muito de nós, temos que correr atrás de pessoas que possam comprovar que trabalhamos com crianças.

No meu caso a minha primeira chefe, é tia de uma amiga minha, ela foi muito atenciosa, e preencheu bonitinho, o marido dela muito atencioso também, conversamos muito, adorei poder reencontrá-la depois de tantos anos, foi meu primeiro emprego e eu adorava.

Já no meu segundo chefe, foi um pouco complicado, ele queria me dar um atestado comprovando que trabalhei como professora, mas não assinar o documento da agência, aí tive que ler com ele, explicar, no fim deu tudo certo.

Acho que a parte da referência é muito importante, afinal ela que te indicará para melhor family, sejam honestas a preencher a referência, porque quando vocês estiverem lá, haverá situações que vocês vão ter que agir, se disser que sabe trocar fraldas, não terá como dizer que não, é a vida de crianças que estarão sobre nossa responsabilidade.



7º: Application

Na CC o application é online, então é bem mais fácil, acredito que todas as agências também sejam, seja honesta em todos os quesitos, afinal chegando lá, a family tem que saber o máximo sobre você, um ano vivendo com uma family mostrará realmente quem você é, então vamos começar mostrando pelo application.

Tem um monte de perguntas, nós respondemos, apagamos, respondemos de novo, e assim vai, faça com o coração, pois o application é nosso cartão de visitas para as host families.



8º: Carta para Host Family

Na carta tente expor algo que ainda não foi dito nas outras questões no application, principalmente seu estilo de vida, sua convivência com a família.



9º: Fotos

Na CC eu somente coloquei as fotos e tem a opção para colocar a legenda, acho muito legal agências que deixam colocar as fotocolagens, acho que é uma oportunidade pra mostrar o lado criativo.

No meu caso eu coloquei foto da minha família, dos meus priminhos, de quando eu trabalhei como professora, dos meus amigos e dos meus pets.

Evitem colocar fotos com decote, em baladas que tenha bebida próximo, esse tipo de coisa, afinal não tem nada haver com o mundo au pair.



10º: Contato

Bom, quando eu estiver lá não quero me isolar do mundo, eu vou estar longe de todo mundo que eu amo, então vamos procurar pessoas que possam ser amigas, estar perto, somos seres humanos e precisamos nos relacionar.

Para isso criei o blog, já acompanhava há um tempo, mas não interagia, assim que abri o blog passei a trocar informações com outras futuras au pairs como eu, e ver meninas que já estão lá, que passaram tudo que você já passou dá uma gás pra nós não desistirmos.

Eu quero muito no meu ano de au pair ter a oportunidade de conhecer meninas do blog pessoalmente.

Uma outra dica é nos dias de treinamento ter caderninho e caneta na mão para pegar e-mail, e endereço das meninas, assim seu mundo au pair vai crescendo e você sempre terá alguém pra compartilhar experiências.



Bom eu sei que eu escrevi demais, mas acho importante compartilhar cada momento.



Fiquem com Deus...



Beijos...

11 comentários:

  1. É isso msm, vai adiantando tudo que depois sempre vira correria hehe.
    Quero tbm conhecer as meninas dos blogs e foi esse o intuito da criação dele... agora vc precisa arrumar uma family pertinho de mim pra gnt se conhecer lá hehe.
    Adorei as dicas, quem ainda não passou por isso vai ajudar mtoooo!
    Bjuss *-*

    ResponderExcluir
  2. ée.. ta certinhaa!
    Adoreii o post!!!!
    mto bom para meninass q eestao entrando nessa!
    =]
    Bjaaqoo

    ResponderExcluir
  3. Olá Évelin!!!
    Tudo bem com você?!

    Quando eu criei meu blog, pretendia a mesma coisa, quero e muito conhecer essas maluquinhas que estão no mesmo barco que eu, né?!!

    Você gostaria de ir quando?! Tem preferência por Estado?!!

    Beijão Évelin!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi querida...
    Obrigada pelo recadinho e já estou te seguindo!!!
    Na verdade o que eu mais quero é nunca mais voltar com ele...terminar foi a melhor coisa que fiz!!
    Devo entregar meu app na terça!! Espero!!
    Seja sempre bem vinda no meu blog!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Evelin, adorei o post =)
    Dicas valiosas!

    Ah, espero que seu match venha logo.
    E que bom que vc tá animada com todo o processo flor!
    Isso é importante!

    Beijão e boa sorte, viu?! ;)

    ResponderExcluir
  6. Oiie Evilin,Tudo Bem?Obrigada por me seguir...
    Nossa como a gente se perde neh?Caranba...Eu queria que você me desse algumas dicas,gostaria muiito,qualquer coisa é so perguntar...Beijokas

    ResponderExcluir
  7. Oiiie, tdo bem ?? sou assim como você, organizada e gosto de deixar tudo preparado para não esquecer nada no momento de embarcar e tals! se vc ver no meu blog, eu checklist esta quase completo e nem tenho minha familia ainda! As dicas são bem legais!!

    bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi Evelin!!!

    É, meu app continua 95%... hahahaha
    Mas só posso fechar qdo estiver com a CNH nas mãos.. então, vai ser lá pra janeiro mesmo:S

    E é uma saga esse nosso processo hein... fala sério! Mas vale a pena! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa Evelin vc fez exatamente como eu, na verdade a n=minha agência pediu toda essa documentação antes!! Achei até bom eheh
    Boa sorte no processo!
    bjo

    ResponderExcluir
  10. Oie Evelyn,
    Então já entreguei meu app fazem 2 semanas e nd, acredita?
    Estou aqui ansiosa, semana passada liguei pra falar com a minha coordenadora e ela me disse q já estava nos USA mais até o momento não tenho nenhum novidade, só me resta esperar :(
    E o seu processo como anda?
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Oiee... adorei seu post... eu passei por todo estes processos já, e ajuda muito essas informações para quem esta vivenciando este momento.

    Vou te seguir e se quiser visitar o meu blog será bem vinda tbm!!!

    beijo

    ResponderExcluir